L’Église Saint-Germain-des-Prés

L’Église Saint-Germain-des-Prés

 

A igreja Saint-Germain-des-Prés é uma das mais antigas de Paris e único exemplo de Arquitetura Românica na cidade que sobreviveu ao longo dos séculos.

HISTÓRIA
Em 542, após uma expedição à Espanha, o rei merovíngio Childeberto I traz à Paris relíquias de São Vicente e da Santa Cruz, e ordena a fundação de uma basílica para abrigá-las. A nova igreja deveria ser um grande monumento que serviria também como Necrópole Real da dinastia Merovíngia. O Bispo Germain fica encarregado de supervisionar a obra e de ali instalar um monastério.

Dois séculos mais tarde, a basílica se torna um importante centro religioso. Ela atrai peregrinos que vão venerar São Vicente e a Santa Cruz, mas também Saint Germain – o bispo, que faleceu em 574, é enterrado na cripta da igreja e é tido como responsável por vários milagres em vida e após sua morte.

No século seguinte a igreja foi saqueada durante as invasões dos Normandos que a deixam destruída. Por volta do ano 1000, ela é reconstruída e ganha uma torre-forte, que deveria servir como proteção do monastério em caso de invasões, e colunas decoradas com capitéis que contavam histórias bíblicas. A torre pode ser vista ainda hoje na igreja e os capitéis foram substituídos por cópias, pois os originais estão conversados no Musée Cluny.

Ao longo dos anos a abadia de Saint-Germain domina a paisagem da região. No século XVII se torna um centro intelectual e religioso, famoso por sua grande biblioteca. Durante a Revolução Francesa ela é declarada Bem Nacional e acaba sendo vendida para uma refinaria de sal. Cem anos depois o lugar volta a ser igreja e passa por grandes restaurações que apagam quase completamente os vestígios do passado. Os restauradores, animados com a moda do estilo Néo-Gótico, pintam as colunas e paredes em cores fortes e aplicam ouro nos capitéis.

Atualmente a Igreja fica no centro de uma das regiões mais animadas de Paris e conta com uma programação de concertos de música clássica e gospel.

COMO ACESSAR
L’Église Saint-Germain-des-Prés, 3 Place Saint-Germain-des-Prés, Paris, 75006
Horário de funcionamento: 8h às 19h45
Metrô: Saint-Germain-des-Prés (linha 4) e Mabillon (linha 10).

Helena Ribeiro
contato.vivaparis@gmail.com

Helena Ribeiro é a guia brasileira por trás do Viva Paris! Ela faz visitas guiadas no Museu do Louvre e Museu d'Orsay além de passeios a pé pelas ruas e bairros da capital francesa.