Talvez você já tenha ouvido falar em tomate, fruta ou pato confit. Mas você sabe exatamente o que é um alimento confit? Nesse vídeo eu explico um pouco dessa técnica de conservação dos alimentos e mostro uma receita de casca de laranja confitada.
– 3 laranjas
– 250g de açúcar
– 250ml de água
– água suficiente para cobrir as cascas
Corte a casca das laranjas de comprido, pegando um pouquinho da polpa. Depois corte cada pedaço fazendo tiras finas. Leve as cascas em uma panela, cubra-as com água e leve ao fogo até levantar fervura.
Deixe ferver por uns 5 minutos. Escorra e lave as cascas em água corrente. Repita este processo mais duas vezes. Isto é importante para amenizar o amargo da parte branca da casca da laranja.
Leve uma panela em fogo baixo com a água e o açúcar. Deixe o açúcar dissolver completamente e acrescente as casquinhas de laranja.
Tampe a panela e deixe cozinhando por 1h30. Verifique sempre a panela durante este tempo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Caso a mistura esteja secando muito rápido, acrescente um pouquinho de água para manter as casquinhas imersas no xarope até o fim do tempo de cozimento.
Depois de 1h30 o xarope deve ter reduzido bem e estar bem espesso. Desligue o fogo e transfira as laranjas confitadas para um pote de vidro esterilizado e com tampa.
Você pode armazenar a laranja confitada por vários meses e, uma vez que o pote estiver aberto, conserve na geladeira.
Use para incrementar sobremesas como o crepe suzette, um bolo de chocolate ou um pain de épices, por exemplo 🙂
Site criado por Alegria Design