Um pãozinho de abóbora em formato de… abóbora! Além de ficar uma delícia, essa receita é a cara do outono Europeu e também uma ótima ideia para o Halloween.
– 45g de açúcar
– 5g de fermento biológico seco
– 60ml de leite morno
– 250g de farinha
– 1 pitada de sal
– 25g de manteiga sem sal
– 1 gema
– 150g de abóbora cozida no vapor e amassada
Misture em um potinho o açúcar, o fermento e o leite morno. Dissolva tudo muito bem e reserve por 5 minutos.
Em uma vasilha, coloque a farinha, o sal e a manteiga cortada em cubinhos e em temperatura ambiente. Misture tudo muito bem com as pontas dos dedos até incorporar toda a manteiga na farinha. Adicione a gema e a abóbora. Mexa com as mãos e acrescente então a mistura de fermento, leite e açúcar. Misture tudo até obter uma massa homogênea. Leve a massa para uma bancada enfarinhada e sove-a até que desgrude das mãos. Caso fique muito úmido, acrescente um pouco mais de farinha. Faça uma bola, leve em uma vasilha, cubra com um pano e deixe crescer por duas horas.
Depois que a massa já cresceu, separe em 8 bolinhas iguais. Envolva cada bolinha com barbante culinário formando os “gomos”da abóbora. Coloque-as em uma forma forrada com papel manteiga. Cubra com um pano e deixe crescer por mais uma hora.
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Pincele um ovo batido sobre os brioches e leve-os para assar até que fiquem douradinhos.
Retire do forno e coloque-os sobre uma grade, para que não umedeçam. Espere esfriar um pouco e corte o barbante, retirando com cuidado. Decore para pãozinho com um pedaço de noz-pecan, para simular o cabinho da abóbora.
Site criado por Alegria Design