O tigré é um bolinho super macio com gotas de chocolate e centro recheado de ganache. A base da massa é a mesma do financier, porém o formato muda, ele é redondo e tem um furo no meio. Segundo as minhas pesquisas, o criador dessa receita seria o chef francês Cyril Lignac.
<para a massa>
– 75g de manteiga sem sal
– 50g de farinha de amêndoas
– 85g de açúcar de confeiteiro
– 25g de farinha de trigo
– 2 claras
– 35g de gotas de chocolate ou granulado
<para a ganache>
– 60g de chocolate meio-amargo picado
– 60g de creme de leite
Em uma panelinha, leve para derreter a manteiga até que ela fique levemente dourada e com cheiro de caramelo. Reserve até esfriar.
Em uma tigela misture os ingredientes secos: farinha de amêndoas, farinha de trigo e açúcar de confeiteiro. Adicione então as claras e misture bem. Coloque em seguida a manteiga noisette já fria e incorpore tudo com a ajuda de uma espátula até obter uma mistura homogênea. Acrescente as gotas de chocolate e misture bem. Preencha as forminhas até a borda e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 15-20 minutos.
Para fazer a ganache, pique o chocolate meio-amargo e leve o creme de leite para ferver. Despeje o creme de leite quente e coloque um pratinho ou uma tampa para abafar. Quando o chocolate estiver derretido misture delicadamente com uma espátula até obter uma mistura cremosa. Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Retire os bolinhos do forno e deixe-os esfriar. Recheie o centro de cada tigré com uma porção de ganache cremosa. Bon appétit!
Site criado por Alegria Design