A brioche perdue é uma versão mais elaborada do pain perdu, a rabanada francesa. Muito fácil de fazer, a gente pode incrementá-la com sorvete de creme, frutas vermelhas e caramelo salgado para uma sobremesa mais sofisticada.
– 6 fatias de brioche amanhecida
– 200ml de leite
– 2 ovos
– 60g de açúcar
– canela a gosto
– 1 colher (sobremesa) de manteiga
Para o caramelo:
– 80g de açúcar
– 40g de açúcar cristal
– 200ml de creme de leite fresco ou nata
Para a montagem:
– sorvete de baunilha
– frutas a gosto
Em uma tigela misture o leite, os ovos, o açúcar e a canela. Mergulhe as fatias de brioche nessa mistura e leve-as para dourar em uma panela quente com manteiga. Doure dos dois lados e reserve.
Para fazer o caramelo salgado:
Leve uma panelinha em fogo baixo com o açúcar até que ele derreta completamente. Eu recomendo usar o açúcar cristal porque ele demora mais para derreter e isso diminui o risco de queimar o caramelo. Adicione o creme de leite fresco. Para evitar que a mistura borbulhe demais você pode colocar o creme de leite quente, assim não haverá muita diferença de temperatura. Mexa muito bem com uma colher de pau até que todo o caramelo se dissolva.
No começo pode ser que o caramelo empedre, continue a mexer em fogo baixo que ele vai dissolver. Quando você obter uma calda lisa, sem pedrinhas de açúcar e de cor âmbar, retire do fogo e coloque a manteiga cortada em cubinhos. Mexa bem, até que a manteiga se dissolva completamente. Transfira a calda para um pote de vidro esterilizado e com tampa.
Para servir a brioche perdue, disponha em um prato ainda quente. Disponha uma bola de sorvete de baunilha por cima, decore com a calda de caramelo e as frutas vermelhas.
Site criado por Alegria Design