Para a playlist de receitas sem glúten dos parceiros da Tastemade Brasil deste mês eu resolvi fazer uma versão adaptada de um clássico francês: o fondant au chocolat, mais conhecido no Brasil como petit gâteau!
Como eu já contei pra vocês aqui no site, o petit gâteau na França leva outro nome. A receita original, inventada pelo chef Michel Bras nos anos 80 é bem mais trabalhosa e leva ganache no recheio (para aprendê-la clique aqui). Essa versão com o interior cru é chamada em francês de mi-cuit, apesar de bem mais prática, eu sempre achei meio pesada, já que o recheio é nada menos do que massa de bolo crua.
Essa versão do mi-cuit sem glúten, ao invés de farinha de trigo leva farinha de amêndoas, o que deixa o bolinho bem mais leve… eu super aprovei!
– 125g de manteiga sem sal
– 125g de chocolate 65% de cacau
– 4 ovos
– 2 colheres (sopa) cheias de açúcar
– 50g de farinha de amêndoas
– manteiga e cacao em pó para untar as forminhas
Leve para derreter no microondas (de 30 em 30 segundos) ou em banho-maria a manteiga e o chocolate e reserve. Em uma vasilha, coloque os ovos e o açúcar. Bata muito bem com um fouet ou uma batedeira elétrica até que a misture fique mais esbranquiçada e bem espumosa. Adicione o chocolate derretido com a manteiga que já devem ter dado uma esfriada. Misture bem.
Coloque então a farinha de amêndoas e mexa tudo até obter uma massa homogênea. Coloque em forminhas para muffin, cupcake ou empadinhas. Unte bem as forminhas antes com manteiga e cacau em pó.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 8 a 10 minutos. Fique de olho, os bolinhos devem cozinhar por fora mas ficar crus por dentro.
Desenforme com muito cuidado e sirva com sorvete ou chantilly. 🙂
Site criado por Alegria Design