Pomme dauphine, O que é e como fazer

1h
30-40 UN
médio

Feita com purê de batata misturado com pâte à choux, a pomme dauphine é geralmente frita mas também pode ser preparada no forno.


O termo dauphine significa a “esposa do dauphin”. Dauphin era o título de nobreza dado aos herdeiros da coroa francesa entre os séculos 16 e 18.

 

Eu não encontrei nenhuma história que falasse que essa receita teria sido feita para alguma dauphine, o que me leva a pensar que trata-se apenas de um nome dado para deixar a preparação com uma cara mais “glamurosa”. Segundo minhas pesquisas, uma das primeiras vezes que esse termo apareceu foi em 1865 na revista La salle à manger, em que havia um menu com cordeiro e batatas à la dauphine.

Ingredientes

– 500g de batata
– 250ml de água
– 80g de manteiga sem sal 
– 125g de farinha
– 4 a 5 ovos
– Sal
– Pimenta-do-reino
– Noz-moscada

Modo de preparo

Leve as batatas para cozinhar em uma panela com água e sal. Assim que estiverem macias, escorra a água e amasse-as bem até obter um purê bem liso. Reserve.


Enquanto isso, leve os 250ml de água para esquentar em fogo médio. Acrescente a manteiga e uma pitada de sal. Quando a manteiga derreter, desligue o fogo e acrescente de uma só vez a farinha. Mexa bem com uma colher de pau até que fique homogêneo. Ligue o fogo novamente, bem baixinho, e vá mexendo a massa para que fique mais sequinha e desgrude da panela. Desligue e deixe a massa amornar. 

Quando a massa estiver morna, acrescente os ovos um a um. No começo parece que ovo não vai misturar e fica meio “gosmento” na massa. Continue mexendo que dá certo! No vídeo eu usei 5 ovos, porém a quantidade pode variar dependendo do tamanho de cada um deles. O importante é obter uma massa cremosa e que quando levantamos a colher de pau, forme uma “fita”. Coloque então o purê de batatas e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Faça bolinhas com ajuda de duas colheres e envolva-as em farinha. Frite em óleo quente.

 

Você também pode usar um saco de confeitar para que as bolinhas fiquem mais uniformes. Essa massa também pode ser assada, porém o resultado não é o mesmo. No forno essa receita fica mais parecida com um choux de batata, tipo um gougère. Para que fiquem levinhas, crocantes por fora e macias por dentro, o ideal é a fritura mesmo.

vídeo da receita
Compartilhar no print
Print
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
pomme-dauphine