Muita gente tem medo de fazer soufflé, de tirar do forno e murchar, de não ficar fofinho, etc. Nesse vídeo, além de fazer um passeio pela charmosa cidade de Fontainebleau, eu mostro o passo a passo dessa receita que é simples, mas precisa de alguns cuidados para dar certo.
– 200 g de queijo brie (você pode usar outro queijo como Gruyère ou Emmental, o importante é que ele derreta)
– 60 g de manteiga + um pouco para untar os potinhos
– 50 g de farinha
– ½ litro de leite
– 5 ovos
– 1 pitada de sal
– pimenta-do-reino
– noz-moscada
Comece preparando um molho béchamel. Derreta a manteiga em uma panela, acrescente a farinha de uma vez e mexa bem por uns 2 minutinhos. Depois acrescente o leite aos pouquinhos, incorporando à farinha e mexendo sempre, para não criar grumos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Reserve.
Retire a crosta branca que envolve o queijo brie e corte-o em pedaços pequenos. Reserve.
Unte os ramequins (potinhos de cerâmica) com manteiga derretida. Coloque-os na geladeira e quando a manteiga estiver firme, passe mais uma camada. Você pode usar uma travessa grande ou 4 pequenas, o importante é que o recipiente tenha as paredes retas, para que o soufflé cresça uniforme.
Separe as gemas das claras e acrescente as gemas ao molho béchamel. O molho não pode estar muito quente para não cozinhar as gemas. Depois acrescente o queijo em pedaços e misture tudo muito bem. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente à mistura.
Preencha os potinhos e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos. Atenção! Não abra o forno durante o cozimento caso contrário seu soufflé vai murchar!
Sirva imediatamente ao lado de uma saladinha 🙂
Bon appétit!
Site criado por Alegria Design