No episódio de hoje faço um passeio pelas cidades de Saint-Troppez e Cannes, no sul da França e, mostro a receita de um clássico da confeitaria francesa, a Tarte Tropézienne.
Para a brioche:
– 350g de farinha de trigo
– 45g de açúcar
– 1 sachet (8g) de fermento biológico desidratado
– 8g de sal
– 4 ovos
– 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
– 220g de manteiga sem sal derretida e sem sal
– leite ou ovo batido para pincelar
– pérolas de açúcar
Para a crème diplomate:
– 2 gemas
– 40g de açúcar
– 20g de farinha
– 250ml de leite
– 1/2 fava de baunilha
– 2 folhas de gelatina sem sabor
– 250ml de creme de leite fresco gelado
Para a receita da crème pâtissière, assista ao vídeo aqui.
Coloque em uma tigela a farinha, o açúcar, o fermento biológico e o sal. Misture bem e acrescente os ovos. Mexa até obter uma massa homogênea. Adicione então a água de flor de laranjeira e a manteiga derretida. Misture bem com o auxílio de uma batedeira, a melhor opção é usa o gancho para pão. Quando a massa estiver bem homogênea cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, leve para a geladeira por 3 horas.
O tempo na geladeira faz com a massa fique mais dura e fácil de manipular. Enfarinhe então a bancada e faça bolinhas do tamanho que você quiser para os brioches. Coloque-os em formas untadas com óleo e deixe crescer por 30 minutos.
Enquanto isso prepare o creme. Hidrate as folhas de gelatina em água fria. Esprema bem para retirar o excesso de água e coloque-as dentro da crème pâtissière quente. Para fazer a crème pâtissière, clique aqui. Misture bem e coloque o creme em uma travessa e cubra com plástico filme ou papel alumínio em contato com o creme e leve para a geladeira até esfriar.
Enquanto isso, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Quando a crème pâtissière estiver fria, misture-a com o chantilly, delicadamente. Coloque a mistura no saco de confeiteiro e leve para a geladeira novamente.
Depois que os brioches cresceram, pincele com leite ou ovo batido e cubra com as pérolas de açúcar. leve para assar em forno pré-aquecido por 20 a 30 minutos.
Com os pãezinhos assados e frios, basta fazer a montagem da tarte. Corte-os ao meio e recheie com o creme.
Site criado por Alegria Design